quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Reciclagem De Materiais no Meio Ambiente ...

Decomposição De Materiais

Aqui temos uma tabela de quanto tempo leva para que alguns materiais possam desaparecer da natureza quando são jogados no lixo e no meio ambiente.

O papel por ser um material organico acaba sendo biodegradavel e demora 3 a 6 meses para se decompor . um pedaço de tecido organico como de algodão demora 6 meses a 1 ano . Um simples filtro de cigaro demora 5 anos .

Meio Ambiente em Viamão...

                                                                    Água
A importância deste precioso líquido se manifesta de forma física, devido a dependência do nosso corpo, que é constituído de 75 de água e também pela espiritualidade. Na tradição cristã, ela esta ligada ao batismo, a purificação e a regeneração. A origem da vida em nosso planeta surgiu na água. Ao longo de milhões de anos de evolução, os organismos vivos se diversificaram e se espalharam pela Terra.A origem da vida em nosso planeta surgiu na água. Ao longo de milhões de anos de evolução, os organismos vivos se diversificaram e se espalharam pela Terra, sendo que a sobrevivência de todas as espécies animais e vegetais continua ligada á água.
Nas cidades, o esgoto das casas e industrias é quase todo jogado nos rios e no mar, sem tratamento. A água fica infectada , inclusive com germes que causam doenças transmissíveis, como a cólera. O garimpo polue os rios com mercúrio , um metal pesado que causa o mal de minamata.Outro problema é a poluição térmica .Ela ocorre quando uma fábrica ou usina, aquece água no processo industrial e despeja quente no rio ou no mar.O líquido quente afeta o metabolismo de plantas e animais, que podem morrer ou deixar de reproduzir.

Pessoas que Lutam Pelo Meio Ambiente

O príncipe Albert de Mônaco defendeu em 12/janeiro de 2007 em Paris sua luta pela defesa do meio ambiente e apresentou os primeiros projetos que a fundação que leva o seu nome financiará este ano em vários países, como Chile, Indonésia e Marrocos. "Não é mais o momento do ceticismo, mas o da ação. Por isso, a fundação acelerará a busca de ações concretas a favor da gestão sustentável e eqüitativa dos recursos naturais", afirmou o príncipe diante do Clube Europeu-Americano de Imprensa.
A fundação para a defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável que o príncipe criou em junho foca sua atividade na mudança climática, na biodiversidade e na água. "Desde então, as notícias de nosso planeta só confirmaram a urgência de agir, especialmente contra a mudança climática", disse Albert II.

Poema Açoriano ...

lua de ganga
quando te via
na ganga azul do teu fato
embandeirava-me de ternura
e propunha despir-te como
se lua fosses ou nada
tocava
com a ponta dos dedos
o poema do teu corpo
era azul mas eu morria de medo.
____________
Álamo Oliveira nasceu e vive na Ilha Terceira, em Angra do Heroísmo. O poema foi escolhido pelo Autor e está publicado em "o meu coração é assim” (antologia), numa excelente edição da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, 2003. Foto de Arnaldo Ourique.

Mata Atlântica - Bela , Diversa e Ameaçada ...

 

 Mata Atlântica é considerada atualmente um dos mais importantes conjuntos de ecossistemas do planeta, e um dos mais ameaçados. As pouquíssimas ilhas de floresta que restam não podem desaparecer.

A destruição da biodiversidade e o desmatamento elimina de uma só vez grande contingente de espécies muitas vezes desconhecidas. Além disso homogeiniza o ecossistema quando se implanta a monocultura.




No descobrimento do Brasil, a mata atlântica estendia-se do Rio Grande do Norte ate o Rio Grande Do Sul.
Mas a ação devastadora do colonizador degrado-a violentamente, substituindo a mata atlântica por cultivo, pastos, cidades e etc.
A Mata Atlântica abrangia uma área de 1,3 km ² ou 15% do território Brasileiro em mais de 500 anos, a bandeira já não é mais a mesma!
Hoje só nos restam 100 mil km ² ou apenas 1% do país.
O homem está maltratando o seu próprio patrimônio...
As queimadas têm sido praticadas de forma incessante acarretando o sumiço de espécies vegetais e animais raros e valiosos ...


A Mata Atlântica poderá simplesmente desaparecer do território Brasileiro em cerca de 30 anos caso o ritmo de sua devastação continue semelhante ao atual.
O Pau-Brasil por ser tanto explorado, para extrair uma tintura muito utilizada nas indústrias têxtil; já está desaparecendo, sendo somente encontrada atualmente em alguns lugares na Bahia.
O bioma da Mata Atlântica abrangia 110 milhões de pessoas 62% da população responsável por 70% do PIB nacional.
A Mata Atlântica possui as maiores extensões dos solos mais férteis do país.
A Mata Atlântica proporciona a nossa população inúmeros benefícios, direitos e indireitos ...
A Floresta protege e regula o fluxo de mananciais hídricos, que abastecem as cidades e principais metrópoles brasileiras.

Flora e Vegetação da Mata Atlântica


Preserva a beleza paisagística e um Patrimônio de valor inestimável. Abriga várias comunidades indígenas, caiçaras, ribeirinhas e quilombolas, que constituem a genuína identidade cultural do Brasil.
Controla o clima.
A Mata Atlântica guarda, apesar de séculos de destruição, a maior biodiversidade por hectare entre as florestas tropicais.  Um dos motivos por ter biodiversidade na mata atlântica se deve ao clima equatorial ao norte,e quente temperado sempre úmida ao sul, tem temperaturas médias elevadas durante o ano todo e não apenas no verão.
A Biodiversidade vai de um simples beija-flor ate as mais ferozes onças. A exuberância da biodiversidade


A vegetação da Mata Atlântica é conhecida principalmente por sua exuberância e diversidade, é uma das mais ricas do planeta. A floresta pode ser dividida em extratos. O extrato superior é chamado de dossel (20-30m), que é composto pelas árvores mais altas, adultas, que recebem toda a intensidade da luz solar que chega na superfície do planeta.  As copas destas árvores formam uma espécie de mosaico, devido à diversidade de espécies. Aí estão as canelas, as leguminosas (anjicos e jacarandás), os ipês, o manacá-da-serra, o guapuruvú, entre muitas outras. As árvores do interior da mata fazem parte do extrato arbustivo, formado por espécies arbóreas que vivem toda a sua vida sombreadas pelas árvores do dossel. Entre elas estão as jabuticabeiras, o palmito Jussara e as begônias, por exemplo. O extrato herbáceo é formado por plantas de pequeno porte que vivem próximas ao solo, como é o caso de arbustos, ervas, gramíneas, musgos, selaginelas e plantas jovens que irão compor os outros extratos quando atingirem a fase adulta.Em regiões de floresta atlântica onde o índice pluviométrico é maior, tornando o ambiente muito úmido, é favorecida a existência de briófitas (musgos) e pteridófitas (samambaias, por exemplo). Entretanto, para outras plantas, o excesso de umidade pode ser prejudicial e suas folhas, muitas vezes, apresentam adaptação para não reterem água, sendo inclinadas, ponteagudas, cerificadas e sulcadas, facilitando o escoamento da água, evitando o acúmulo, que poderia causar apodrecimento dos tecidos.

A Exploração dos Animais - Mata Atlântica




A exploração inadequada dos recursos naturais, sem um plano de manejo adequado, tem causado a extinção de centenas de espécies da fauna brasileira.
Isso significa uma perda irrecuperável para o patrimônio natural brasileiro, cosiderado o mais biodiverso do mundo. Grande parte destas extinções acontece devido a alterações no habitat desses animais, com mudanças em cursos de rios, desmatamento excessivo e à captura e posterior venda ilegal de animais silvestre. Isso significa uma perda irrecuperável para o patrimônio natural brasileiro, considerando o mais biodiverso do mundo. Grande parte destas extinções acontece devido a alterações no habitat destes animais, como mudanças em cursos de rios, desmatamento excessivo e à captura e posterior venda ilegal de animais silvestres.

Bacias Hidrográficas- Mata Atlântica


 

A Mata Atlântica ocorre 7 das 9 maiores bacias hidrográficas brasileiras. Suas florestas são fundamentais para a manutenção dos processos hidrológicos assegurando a quantidade e qualidade da água potável para mais de 120 milhões de brasileiros em cerca de 3400 municípios, e para os mais diversos setores da economia nacional como a agricultura, a pesca, a indústria o turismo e a geração de energia.
Os rios e lagos da Mata Atlântica abrigam também ricos ecossistemas aquáticos, grande parte deles ameaçados pela poluição, assoreamento, desmatamento das matas ciliares e represas feitas sem os devidos cuidados ambientais.

A proteção, tanto das florestas como das águas na Mata Atlântica deve ser